Lançamento do VII evangelizar Dom Bosco

A rádio dom Bosco reuniu representantes do clero de fortaleza, conselho curador e de entidades filantrópicas para lançar o VII evangelizar Dom Bosco, durante almoço, nesta quarta-feira, 09, nas dependências da emissora. Este ano, o evento vai ser realizado no dia 27 de setembro, de 09h às 22h, no aterro da praia da Iracema, um dos cartões postais da capital cearense.

Continuar lendo

Santa Luzia no Simpósio Arquidiocesano da Fé

simpantunesParóquia de Santa Luzia está no Simpósio Arquidiocesano da Fé, enviou mais de 20 paroquianos para depois compartilharem em suas pastorais, movimentos e serviços. Veja notícia:

•••

O Simpósio Arquidiocesano da Fé acontece amanhã, 21 e domingo, 22 de setembro, no Colégio Padre João Piamarta, na Rua Padre João Piamarta, 161 – Montese. A coordenação do evento já confirmou a presença de mais 3000 representantes das Coordenações das Regiões Episcopais, das paróquias, das Pastorais, do FAMEC, dos Conselhos e Grupos Eclesiais, além das CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza.
É um momento preparatório ao seu centenário da Arquidiocese que será celebrado em 2015. Durante o triênio foi pensado a realização três grandes Simpósios a serem realizados com os temas: em 2013 (FÉ), 2014 (ESPERANÇA), 2015 (CARIDADE).

Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Grito dos Excluídos 2013

grito-dos-excluídos-_-g

A 19ª edição do Grito dos/as Excluídos/as será realizada no dia 7 de setembro, às 17 horas, na Praia de Iracema, comunidade do Poço da Draga, local onde está sendo construído o Aquário.

A concentração inicial será às 15 horas. Dois locais servirão de concentração inicial a Praça do Cristo Redentor, em frente ao Seminário da Prainha, e o Aterrinho da Praia de Iracema, próximo à Igreja de São Pedro.

O Grito dos excluídos 2013, em Fortaleza, quer denunciar as mazelas causadas pelos governos, geradas através das grandes obras que só visam o lucro e excluem cada vez mais os pobres. O Acquário é um dos exemplos emblemáticos dos últimos tempos em Fortaleza e em todo o Ceará.

Continuar lendo

Simpósio Arquidiocesano da Fé

Nossa Arquidiocese está vivendo o triênio de seu Centenário, a ser celebrado em 2015. Como um dos momentos de vivência e celebração desse triênio foram programados três grandes Simpósios a serem realizados com os temas: em 2013 (FÉ), 2014 (ESPERANÇA), 2015 (CARIDADE)Assim estaremos realizando nos próximos dias 21 e 22 de setembro O SIMPÓSIO ARQUIDIOCESANO DA FÉ, conforme o Plano de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza no que se refere à Terceira Urgência Pastoral, Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral.

Continuar lendo

Nomeações e provisões – Julho e Agosto 2013

  1. Provisão de Administrador Paroquial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Carlito Pamplona, Fortaleza – Pe. Josemar Joaquim de Lima, SCJ 02 07 13
  2. Provisão dos membros do Conselho Econômico da Paróquia São José de Ribamar – Aquiraz 02 07 13
  3. Autorização de Santa Reserva do Santíssimo Sacramento nas Capelas: São João Batista (Mucunã de Baixo), Santa Luzia (Cágado) e Santa Teresinha (Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda) da Paróquia São José, Maracanaú 02 07 13
  4. Autorização de Santa Reserva do Santíssimo Sacramento na Capela da Obra Lumen de Evngelização – Dionísio Torres, Fortaleza 02 07 13
  5. Autorização para mudança de endereço da Sede Geral das Irmãs Mensageiras de Santa Maria para o Bairro de Fátima, Fortaleza 05 07 13
  6. Autorização para Santa Reserva do Santíssimo Sacramento na Capela do Senatus da Legião de Maria na Paróquia de Fátima – Bairro de Fátima, Fortaleza 05 07 13
  7. Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza para o Diác. Carlos Daniel Nascimento Pereira 07 07 13
  8. Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza para o Diác. Francisco Alexandre Alves de Andrade 07 07 13
  9. Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza para o Diác. Francisco dos Santos Monteiro 07 07 13
  10. Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza para o Diác. Jean Fernandes Costa, CCSh 07 07
  11. Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza para o Diác. Evanilson Raquel de Oliveira 07 07 13
  12. Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza para o Diác. Francisco das Chagas Martins 07 07 13
  13. Uso de Ordem – Diác. Leonardo Donelles de Almeida, CCSh 07 07 13
  14. Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza para o Diác. José Almir Martins Jucá Júnior 07 07 13

Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Pastoral Carcerária realiza de 12 a 14 de julho Retiro Espiritual

A Pastoral Carcerária do Regional Nordeste I realiza de 12 a 14 de julho seu Retiro Espiritual. O orientador é padre Luís Sartorel, coordenador do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e coordenador do Curso de Extensão da Faculdade Católica de Fortaleza. O retiro acontece na Casa dos Padres Lazaristas, na São Vicente de Paulo, 300 no Bairro Antônio Bezerra.

Informações com Regina Pereira (85) 8731.8895

Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

 

“Com Maria no Caminho da Fé”

Por José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo de Fortaleza

Será esta a décima primeira vez em que estaremos realizando a CAMINHADA COM MARIA por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza no dia 15 de agosto.

Esta caminhada teve início na abertura das comemorações dos 150 Anos da Diocese de Fortaleza no ano 2003. Fomos estimulados pelo Beato Papa João Paulo II com sua carta Rosarium Virginis Mariae e a proposta de uma manifestação mariana neste ano especial destinado ao Rosário da Virgem Maria.

Assim procuramos refazer o caminho dos inícios da fé católica e mariana nas origens da cidade de Fortaleza, com uma caminhada que, partindo do Santuário de Nossa Senhora da Assunção na Barra do Ceará, ponto primeiro de devoção mariana trazida pelos portuguêses nos inícios da colonização nestas terras, para a Catedral Metropolitana, passando pela Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, depois conquistada dos holandeses que aí se estabeleceram, o que deu origem ao vilarejo da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, inícios da cidade que ainda hoje carrega este nome.

Neste ano, em continuação do ano 2012, estamos vivendo o ANO DA FÉ, estabelecido pelo Papa Emérito Bento XVI. O mesmo se encerrará no próximo mês de novembro. Nada mais oportuno para reavivar a fé de nosso povo que volta às suas fontes cristãs: católica e mariana.

Mais que refazer um trajeto histórico de percurso da imagem venerada de Nossa Senhora da Assunção, da Barra do Ceará à Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, vamos ao conteúdo da fé, contemplado e meditado com a oração do Rosário da Virgem Maria: 20 mistérios etapas da vida de Cristo e de Maria. Este caminho do rosário é síntese do caminho de fé de todo cristão. Parte de um encontro com Deus que é encontro com Seu Filho feito homem no seio da Virgem Maria. Depois esta entrada de Deus na vida humana marca um trajeto e estilo de vida no Amor a Deus e ao próximo que se consumará no Sacrifício da Cruz e na Ressurreição de Jesus com o dom do Espírito Santo e o nascimento da Igreja em seus caminhos pelo mundo rumo à glória do Reino de Deus definitivo, contemplado em Maria, Rainha do Céu e da Terra. Continuar lendo